Quem somos

Chega de Bibianas

Estamos cansadas de vivenciar situações de desrespeito às mulheres nessa terra. O Rio Grande do Sul se auto-propaga um estado inovador em direitos sociais e políticos, mas é tão machista que parece ter suas relações de gênero congeladas no século XIX, quando as mulheres no Brasil ainda não vestiam as calças e saiam para trabalhar fora de casa.

Proliferam as Bibianas, célebre personagem da saga O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo, que tolerava toda sorte de sem-vergonhice de seu marido-ídolo Capitão Rodrigo. No fundo, muitas mulheres acham bonito seu ‘macho’ ser machão, pular a cerca, não ajudar em casa, ser ausente e elas ficarem ali, em casa, reprimidas, sem saber dirigir, sem expressar opiniões na frente dos homens, cuidando dos filhos com dedicação total e sufocando suas angústias.

Este blog trará um apanhado de histórias de nosso cotidiano e  de discussões que nos ajudem a ser uma Anita Garibaldi nos dias de hoje. Não estamos dizendo que os homens não prestam, apenas precisamos encontrar a fórmula para nós não estragarmos eles, não perpetuarmos relações anacrônicas que nos diminuam. Anita e Giuseppe foram companheiros da mesma luta, dividem o mérito, a fama e autoria de muitos acontecimentos históricos de extrema importância.

Não deixe o complexo de Cinderela tomar contar de você

Quem somos

cimg39361

Ana Emília Cardoso é jornalista e socióloga. Nasceu em Curitiba, viveu 9 anos em Florianópolis onde contraiu núpcias e gerou Anita. Sobrevive em Porto Alegre há 3 anos. Gosta da capital gaúcha mas foi acometida por uma grave crise de intolerância aos costumes dos pampas nos últimos tempos. Coleciona histórias muito curiosas sobre estranhos acontecimentos locais e decidiu compartilhá-las em forma de blog.

Daniela Entrudo é porto-alegrense, louca por bergamota e chimarrão. Pique-nique na Redenção é com ela mesma. Publicitária com forte verve para a área comercial tem um objetivo nesta encarnação: ficar muito rica um dia. Casada com um ambientalista, usa a máquina de lavar escondido a fim de mascarar tamanho desperdício de água e consequente desgaste desnecessário no relacionamento. Imbatível em planilhas, planejamentos e eventos, não leva desaforo para casa por nada nesse mundo.

Amigas, vizinhas, ex-colegas e – no futuro – companheiras de viagem durante a semana de moda em Nova York.

17 Respostas para “Quem somos

  1. É, aquele professor de física estava errado….piltota de fogão coisa nenhuma, queremos pilotar as nossas vidas. Show.

  2. A proposta é excelente. Você está apontando no rumo certo. Gostei, guria!
    Como gaúcha, me identifico muito com essa Anita catarina que botou pra quebrar.

  3. Eu particularmente vejo esse comportamento gaucho de ser, com otimismo. Apesar de estar enraizado dentro das famílias gaúchas, a cada nova geração essas diferenças tendem a desaparecer. Agora, com vocês duas questionando, provocando… talvez a mudança chega mais rápido.
    É isso aí gurias, não dá para se conformar com aquilo que nos incomoda. Tem que gritar mesmo. Bjs…

  4. Mas vocês estão botando pra quebrar, hein? Adorei!

    🙂
    Beijões!

  5. Gostei da degustação, gurias. Já está nos meus favoritos. Nunca gostei da Bibiana, não. Sou mais a Ana Terra.
    A Dani eu conheço muito e adoro esta menina, apesar dela mesmo se dizer num post mulher madura, a-do-o-r-e-i! Acho que até para as solteiras convictas como eu, este blog terá grande valor. Não sou feminista, adoro os homens (tá, um de cada vez) mas odeio os machistas. O capitão Rodrigo Cambará era um belo homem em cima de um cavalo.. e de estampas bonitas como esta este rincão tá cheio. Mas isso não basta.
    Parabéns, gurias.

  6. Gurias, ADOREI o blog! Ficou muito legal, interessante! Gostei especialmente da forma como vocês escrevem… são bem convincentes, bons argumentos e a leitura corre fácil… é envolvente! Parabéns gurias! virei fã!

  7. Reidy Rolim de Moura

    Adorei… sou leitora assídua a partir de agora e já divulguei aqui no Oeste catarinense! Bjs…

  8. silvana maria bitencourt

    adorei, consegui finalmente entrar no site e ler alguns textos de vcs, parabéns pela iniciativa, Ana vc é feminista?? risosss beijos silvana

  9. Ana!!!!!amei!!!!!
    parabens !!!
    li e adorei….bjinhoss

  10. Adorei a proposta do Blog de vocês !
    Parabéns !

  11. Gurias, amei o blog de vocês!
    Encontrei por acaso, mas achei muito legal.
    Já adicionei nos meus favoritos.
    Beijos

  12. Que Blog gostoso de ler. O jeito que vcs escrevem é 10. Adorei! Vou adicionar aos favoritos!

  13. Adorei … vcs são ótimas!
    Bjos,
    Adriana

  14. Ana, adorei o Blog! Hilárias histórias, parabéns;-) Beijos e boa sorte!

  15. Excelente !! Que seus pensamentos irriqueitos nunca deixem de ser colocados aqui…

  16. adorei esse blog , sei que um pouco contribui para o crescimento da anita !
    adoro ela e vcs
    beijos
    eliane

  17. Amei… xtou precisando muito da vossa ajuda!…
    fui muito humilhada e desvalorizada , por um homem, que fiz tudo por ele, e só o amei durante 3 anos, que hj me abandalha… sinto uma enorme magoa e dor que nao tenho forças para mais nada…

Deixe um comentário