Não há machismo no RS? É uma piada?

Ana Emília Cardoso

Na semana passada meu irmão mais novo estava aqui fazendo um curso de trauma. Ele é médico. Lá pelas tantas, entre um passeio e outro, lá estava eu com meu discurso de indignação contra o machismo estúpido dos pampas.

Foi muito fácil provar pra ele que o que eu falo não é bobagem. Fomos ao café do Gasômetro (horrível e decadente, por sinal) para fazer um lanche. Ele e sua esposa pediram café, eu pedi uma sopinha e pão de queijo pra Anita. Eu pedi a conta. Adivinha pra quem o garçon entregou a conta? Bingo, pro meu irmão – que nem tinha comido – óbvio.

Eu peguei a comanda e paguei. Entreguei ao garçon. Adivinha pra quem ele devolveu o troco?

Não precisei falar mais nada.

3 Respostas para “Não há machismo no RS? É uma piada?

  1. ana, mas acho q esta coisa de entregar a conta esta mais associada a cavalheirismo do que a machismo… ou nao? eu acho fundamental o homem pagar a conta, ou ao menos se oferecer para pagar – e antes que me critiquem, eu acredito em dividir a conta, mas o galanteio faz parte, daaaai?

  2. Essa aí é muito real!
    Uns meses atrás fui sair com um guri. Fomos num barzinho. Dai a gente ficou conversando e nenhum garçom veio perguntar o que queríamos. Daí, eu não perdi tempo, e assim que um passou, eu chamei e fui logo pedindo uma ceva.
    Vocês acreditam que o guri ficou muito espantado por EU ter falado com o garçom e feito o pedido? Ele disse que não tava acostumado com mulheres que eram tão “adiantadinhas” como eu! ACHEI O CÚMULO!

    • Casa de Anita responde: bem gurias_ eu adoraria que – por gentileza – as contas fossem sempre encaminhadas aos homens e que eles as pagassem com prazer. especialmente quando nos convidaram ou quando ganham bem mais que a gente, como manda a etiqueta ou o meu código de ética pessoal. mas, o que me intriga é o gaúcho, em geral, encarar como afronta uma mulher pedir a conta ou pedir a bebida. isso é muito retrógrado.

Deixe um comentário

