Netiqueta e miguxês

Ana Emília Cardoso

O que leva uma pessoa a ficar mandando arquivos em powerpoint para sua lista de emails?
Felizmente meu Mac [ah, como essa amo essa coisinha branca) nem abre essas porcarias. Juro que não acredito que alguém legal perca seu tempo fazendo os ppts, botando música e aquelas letrinhas em itálico em cima de pensamentos alheios. Sabe pra que serve esse aplicativo? Para apresentações em público ou pra projetos_ não para mostrar seu apreço pelos seus conhecidos.

Benditos sejam o you tube, os blogs e o twitter entre os internautas. Se você tem uma ideia legal, faça um vídeo e poste. Pronto. É claro que tem muita porcaria lá, mas a porcaria está lá e pronto e não atolando a caixa de email de ninguém. Os blogs então, são fantásticos_ viva o livre-arbítrio; visita quem quer. Se você está lendo isso é porque você veio aqui, eu não mando newsletter com posts pra ninguém, só aviso as pessoas quando as cito, até pra que elas possam reclamar ou me pedir pra apagar o post. O que nunca aconteceu.

Eu só não gosto de blog que fica colando texto dos outros ou textos da internet, principalmente sem citar a fonte, como se o blogueiro fosse o autor. É duma pobreza miguxesiana. O twitter também é muito legal porque desafia nossa capacidade de síntese e nos aproxima de pessoas fantásticas, ou idiotas. Mas, novamente, há a livre escolha de seguirmos quem admiramos. Às vezes nos decepcionamos, é verdade.

Agora, nada é pior que miguxês na minha opinião. Não sei se por amor e admiração pela língua portuguesa ou se por receio da comunicação futura, miguxuês me dá vontade de vomitar. Quem não se comunica, se trumbica? Comigo não, se é pra falar em miguxês, melhor ficar quieto, não me chamar no msn nem mandar scrap ou email.

[este post reacionário é uma mistura de nacionalismo do 7 de setembro, com academicismo e tpm. E não é, de maneira alguma, destinado a alguém em especial].

Anúncios

3 Respostas para “Netiqueta e miguxês

  1. Em pleno ápice da crescente, culminando na cheia … é TPM clássico … e já … inferno astral em contagem regressiva. Levando ao sub … começar a entrar em desespero, fazendo uma varredura de coisas boas e nem tanto. Marcos, que a força esteja com você, companheiro!

  2. Ana, o que e’ mixugues????? palavra nova? oh ceus, sera que estou fora ha tanto tempo assim?

  3. segundo o Google, vc quiz dizer Miguxês?, que no caso é (wikipedia):

    Miguxês é o nome popular de um socioleto da língua brasileira, utilizado comumente por adolescentes brasileiros na Internet e outros meios eletrônicos, como mensagens escritas de telefone celular. Seu nome deriva de miguxo, corruptela de amiguxo, por sua vez um termo utilizado para “amiguinho”… …Embora as características ortográficas variem de pessoa para pessoa e de região para região, há determinadas características encontradas freqüentemente, como:

    * Substituição de s e c por x, simulando a palatização da fala infantil: você, vocês> vuxeh vuxeix;
    * Omissão de diacríticos, ou sua substituição, em alguns casos, pela letra h (acento agudo) ou n/m (til): será, árvore, não> serah, arvore, nawn/naum
    * Substituição de i por ee, por influência da língua inglesa: gatinha> gateenha;
    * Substituição de o ou e por u e i, em especialmente em sílabas não-tônicas: quero > keru.
    * Substituição do dígrafo qu e da letra c por k, e de u não-silábico por w: quem, escreveu > kem, ixkrevew

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s