A idade para casar

Ana Emília Cardoso

Hoje recebi um convite da filha de um primo que é formada em medicina e vai se casar. Ela tem 25. Eu pensei: caramba, tão novinha e já vai c-a-s-a-r!

Aí me lembrei que também estava prestes a juntar os trapos com essa mesma idade. E também lembrei de várias teorias que eu tinha a respeito dessa época da vida.

Noto que as pessoas estão casando mais tarde. Conheço muita gente com mais de 30 solteira aqui em Porto Alegre. Ouço falar bastante sobre um suposto ‘desespero’ para casar das mulheres nessa faixa etária em oposição a um total comodismo masculino, principalmente da parte dos que moram com os pais.

Sempre acreditei (e essa deve ser a minha teoria #522) que um homem solteiro, que se gaba dessa situação, leva uma rasteira violenta da vida perto dos 50. Ser solteiro com 30 é o máximo de liberdade que a sociedade [machista] lhe outorga.

Com 40, o sujeito tende a insistir em uma vida com múltiplas possibilidades. Agora, quando vem os 50 e ele não tem mulher, não tem filho e a mamãe já não está mais tão disposta a mimar seu filhinho, ou está velhinha mesmo. Aí o cara só falta enterrar o Santo Antônio. Viram donzelos casamenteiros.

Outra teoria que eu nem sei mais se acredito, mas muito a propaguei por aí, é a dos casamentos aos 25. Quando as mulheres reclamam que não tem homem por aí, elas têm que se fazer a seguinte pergunta: com quem eu andava quando tinha meus 24 anos? Ou então, onde estão os homens de 24, 25 solteiros?

É, normalmente, nessa época que jovens adultos se encontram e constroem planos em comum, ou – instucionalmente – se casam. Os 25 são uma idade emblemática. É ali que você define como será sua vida adulta. Não que todo mundo vá casar com 25 anos, mas passa a encaminhar sua vida em um sentido ou outro.

Acredite, os melhores homens se casam nessa época. O que sobra são os galinhas, os que ninguém quer e os que nunca vão deixar o conforto de morar com os pais, não ter responsabilidade pela vida de outra pessoa que não si mesmo.

Pouco importa aqueles longos namoros da adolescência
. Todas as minhas amigas que estão solteiras hoje, da geração 77, eram as mais namoradeiras e românticas. Já as encalhadas (como eu) daquela época, estão todas aí, com seus filhotes.

E note, isso não significa nada. Ninguém está melhor do que ninguém em função disso. O bom mesmo é ter 25 anos_ deixar de ser velho junto aos de 20 e passar a a ser um adulto jovem. Melhor ainda é ter bastante discernimento e saber aproveitar essa fase.

E com trinta e poucos, o que a gente faz, hein?

7 Respostas para “A idade para casar

  1. Oi Ana! Se é do casamento da Clarissa que vc se refere gostaria de fazer uma correção, ela ainda ñ se formou isso quer dizer que além da festa de casamento tem baile de formatura ano que vem, rsrsrsrs. Bjs

  2. Não generalize! Hoje em dia a formação profissional se estende, e a emancipação financeira é mais tardia mesmo, portanto, muitas vezes as pessoas ainda não estão “prontas” para casar aos 25.

    No caso da prima, seu futuro marido, se não me engano, tem 33-34 anos.

    Tem pessoas que se casam cedo por que tem berço de ouro. Eu me casei com 24 anos por que não havia mais conjuntura sócio-politico-emocional para sustentar um namoro durante uma residência em que eu dava 13 plantões noturnos por mês. Nunca me arrependi.

  3. Oi Ana! Apesar de andar meio off, não deixo de acompanhar o blog! Temos que marcar um almoço, bejão!

  4. Lembro que logo depois que eu me formei, aos 24, um amigo do meu irmão me perguntou: Tah, agora tu pode casar né? E no ano que vem ter filhos!
    Que pensamento simplista, pensei eu.

  5. Família Cardoso bombando!!! Hehehehe. Tenho um irmão judeu! E nem sabia!!! Heheheheh
    Ainda vou postar sobre isso … já estou com o texto na cabeça! As manias que aparecem com a idade … heheheh
    Acredito que … piamente … quanto mais anos a pessoa ganha … mais esquisita, estranha e maníaca ela fica. E para conviver com alguém … vai ficando insuportável. Já vi muitos casos no balcão do lojinha e entre “amigos”. Aguardem…

  6. Pingback: Os anos e as manias. « Xii…

  7. Entre os 21 e 27 estava namorando mega serio e tu conheceu o cidadão, nao casamos… os anos passaram e agora te pergunto, o que faço eu aos 32 anos, compro uma bicicleta ou escrevo um livro??? Afinal já fiquei pra titia, hahahahahahaha

Deixe um comentário

