A difícil tarefa de escolher escolas

Ana Emília Cardoso

Tivesse eu nascido aqui provavelmente não estaria vivendo este dilema. Ela iria estudar onde estudei e pronto. No caso, a eficientíssima Escola Anjo da Guarda, em Curitiba.

Mas, ou melhor, mãs, aqui nos pampas, desprovida de um histórico escolar regional, lá vou eu peregrinar entre as escolas da capital gaúcha. Afinal, minha Anitinha está com seus 4 anos, já escreve um bocado de palavras, ensaia suas primeiras equações e faz planos pluri-esportivos_sapateado, patinação e aulas de circo.

Não posso mantê-la numa creche ad infinitum, num emaranhado de crianças com idades e conhecimentos variados a repetir no ano que vem o que já foi estudado em 2009 [o alfabeto].

Quando ela me vem com perguntas complicadas e eu digo: Não sei, eu não sei tudo. Ela diz: Pior eu, que ainda estou no ‘L’. Como se o dia que chegar no ‘Z’ vá dominar todo conhecimento do mundo.

Minha sogra ficou com ela enquanto eu e meu marido fomos ao Rio. Sogra que é, ficou instigando a pequena a nos pedir irmãos [mesmo estando ciente da dificuldade de criar apenas uma]. A Anita lhe disse: Vó, se a mami tiver mais um filho, tu vai ter 2 netos e a vovó Marly, 4.

Eloisa ficou impressionada: Anita! Já sabe fazer continha! E ela: o que é isso vó? Mas que a bichinha gosta de matemática isso é evidente, adora livrinhos com cálculos, aqueles com adesivos do ursinho Pooh.

Por essas e por outras tantas, precisamos encontrar uma boa escola para ela. De preferência que não seja construtivista, pois -infelizmente – na prática, hoje, esse termo é sinônimo de bagunça e falta de disciplina. No meu tempo não era assim. Nunca esquecerei o lema do Anjo da Guarda. ‘Eu sou alguém, eu respeito os outros e quero que os outros me respeitem’. Ainda hoje repito isso de vez em quando por aí_ quando necessário.

Como não tenho religião também não quero colégios com orações, padres e freiras. Missão complexa essa, hein?

2 Respostas para “A difícil tarefa de escolher escolas

  1. muito complexa Ana, mas tenho certeza que a Anita vai ser um genio como voce. beijosssss

  2. O mais importante é confiança. Tem que deixar a Titóka na porta da escola … e ir cuidar da sua vida. Tranquila. Sem trema nem tremores.

Deixe um comentário

