Desentortando o pepino

Ana Emília Cardoso

Convencer uma pessoa a fazer algo que ela não concorda nem acredita não é fácil, mas não é impossível.

Eu achava que a Maria, minha faxineira, nunca iria embarcar nessa história de ‘limpeza ecológica‘, mas não é a véia gostou?

Primeiro ela riu da minha cara e relembrou minhas fases ‘caldos caseiros – anti-caldo knorr’, ‘geleia de morango’, ‘molhos de pimenta‘ e tantos outros projetos que eu encaro com afinco, mas tendo a abandonar por falta de tempo ou preguiça mesmo. Nisso, ela tem razão: meus surtos ecológicos não sobem a serra. Mas, c’ est dejà quelque chose!

Em tom professoral, abri o livrinho e fui lendo umas dicas pra ela sobre manchas de suor [retiradas com uma pasta de bicarbonato + água] e fiquei naquele blá-blá-blá sobre como a quiboa e o ajax fazem mal para nosso sistema respiratório. Ela começou a se interessar.

Dali uma meia hora, peguei uma garrafa vazia, coloquei água, vinagre e bicarbonato e falei: hoje tu vai limpar a cozinha com essa mistura mágica. Ela arregalou os olhos – não sei se porque a mistura borbulhava ou de indignação.

Quando começou a limpar aquele vidrinho, a tampa do fogão, ficou de cara. Olha, dona Ana, não é que limpa mesmo! Pra completar, dei a ela o resto da mistura e um pote do meu magnífico detergente caseiro. Bah, aí eu ganhei a velha.

Tudo isso para mostrar que as técnicas de venda podem ser usadas com um fim extraordinariamente bom. Qualquer dia, eu conto aqui como usá-las com sucesso no casamento e com crianças.

Considerações da autora:
– Ainda como carne e continuo dependente do vanish;
– Assista o filme DIE WELLE. É demais_ não sei se tem em locadora (A onda), mas tem pra baixar na internet com certeza.
– Pra quem não é gaúcho: véia e velha são formas carinhosas de tratamento aqui, ao contrário do que possa parecer.

Uma resposta para “Desentortando o pepino

  1. Conheci pessoalmente essa magnifica pasta de limpeza… e tb tive aulas sobre o assunto! Não é que a Ana convence mesmo!!

Deixe um comentário

