A faxineira ecológica

Ana Emília Cardoso

Na quarta-feira passada conheci um francês na feira de produtos orgânicos da Secretaria de Agricultura. Ele me ensinou a fazer um detergente que não agride a saúde nem o meio ambiente. Como eu tenho sérios problemas com detergentes…

Fi-lo. É bem fácil:

– meio sabão de coco;
– 2 litros de água
– dois limões;
– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (vende em qualquer biboca).

Basta ralar o sabão e colocar numa panela com a água no fogo. Assim que a mistura ficar homogênea – e isto acontece bem antes de ferver – você desliga o fogo.

Deixa esfriar um pouco, espreme os limões e mistura_ sumo de limão + bicarbonato + o conteúdo da panela. Aí é só guardar em garrafas e sair lavando a louça.

Se você é do tipo que gosta de espuma, ele não rende muito. O francês (ele se chama Denis Duchamp) me explicou que não há necessidade de espuma. Segundo ele os brasileiros tem mania de espuma e por isso gastam muita água. Eu concordo; minha faxineira é capaz de gastar um pote de detergente em um só dia (do normal).

Com o tempo, ele fica meio heterogêneo, o sabão de coco volta a sua forma inicial e fica no alto da mistura. Sem problemas, é só agitar antes de usar.

Quer saber? É ótimo; não resseca as mãos, não dá alergia, limpa super bem e a cozinha ainda fica com um perfume de limão. Recomendo.

Ah, nessa quarta comprei o livro dele: A casa limpa da faxineira ecológica. Não fiz nada, ainda estou estudando. Na real, to pensando numa forma de convencer minha faxineira a ser mais natureba, não gastar um litro de quiboa (ou clorofila, como falam aqui) por dia. É muito difícil mudar a cabeça de uma pessoa de 50 anos.

Ainda bem que as novas gerações estão bem mais conscientes.
A Anita anda pra cima e pra baixo com suas lixeiras – uma verde e outra laranja.

Olha ela aí:

Foto167

Anúncios

9 Respostas para “A faxineira ecológica

  1. ai que lindinha!!1 vou fazer o teste em casa! tb fico com as mãos ressecadas! sem contar que eu já li que esses detergentes que costumamos usar podem dar câncer né!

  2. boa
    Tem uma frase que é mais ou menos assim : “A Terra não é uma herança de nossos pais, mas um empréstimo dos nossos filhos”

  3. Oi girls!! Só pra dizer q passei por aqui!! O blog está ótimo! A Anita tá muito fofa! Bjão gurias! Saudades!

  4. Olá,
    Como faço pra comprar este livro da Faxineira Ecológica? Moro em Resende, RJ
    Obrigada

  5. Olá meninas! Eu ja tinha visto essa receita antes e já havia feito tbm. Porém, o meu detergente ficou líquido (como água). gostaria de saber se o de vcs tbm ficou, e se vcs sabem como fazer para deixá-lo mais grosso, como os industrializados. Beeeijos! Adoro o blog!

  6. Olá, gostaria de saber se o uso do limão na receita não pode acabar manchando minhas mãozinhas por conta do sol. Você ainda está usando esse detergente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s