A água torneiral está com tudo

Ana Emília Cardoso

A pequena cidade de Bundanoon, situada no interior da Austrália, inicia um processo que pode virar moda mundial: banir o consumo de água engarrafada. A medida não se aplica à água com gás nem aos sucos e foi decidida ontem, dia 08/07, em assembleia por 400 dos 2.500 habitantes da cidade.

A água engarrafada é responsável por enormes danos ambientais
; para cada litro envasado são gastos quase 2 litros de água e 200 mililitros de petróleo no processo de embalagem, produção, transporte e refrigeracão. Esse gasto é absolutamente desnecessário, uma vez que a água engarrafada possui as mesmas condições que à da torneira, ou até piores, como mostram análises recentes.

No caso australiano, os comerciantes pretendem comprar filtros que resfriem a água e continuar o fornecimento, mas em embalagens reutilizáveis. Segundo Ling Li, autor do relatório para o Instituto Worldwatch, de Washington. “A água engarrafada é realmente cara, em termos de custos ambientais e economicamente”. O crescimento no consumo mundial é assustador, principalmente em países com enormes populações como os EUA, a China, a Índia e o Brasil.

O relatório aponta que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sequer tem acesso à água potável. Nos países desenvolvidos, muitas vezes, a água engarrafada é oriunda dos reservatórios municipais, portanto a mesma água que corre nos canos das casas, porém com um custo até 500 vezes maior.

No meu microcosmo, há tempos aderi à água torneiral. Primeiro porque é muito pesado carregar galões de 5 kgs pra cima e pra baixo e eu acho aqueles de 25 litros nojentos; segundo porque eu sou fã de água corrente e por último, porque fervo a água na minha maravilhosa chaleira ogiva da Le Creseut e ela fica bem esterilizadinha!

Em breve mais uma produção audiovisual com a nova campanha da Casa de Anita: água boa é água torneiral!

** esse texto foi escrito para outro fim e adaptado ao blog**

Anúncios

7 Respostas para “A água torneiral está com tudo

  1. aproveitando, vou lançar outra campanha: a favor da reutilização da água da máquina de lavar. Use-a para lavar a casa, janelas, banheiro, vaso sanitário, etc. Além de economizar água e dinheiro, o planeta vai te agradecer!

  2. como?! to de sacanagem_ essa foi especial em homenagem ao carrapato?

  3. Eu sou totalmente adepta da água torneiral. Moro em um edifício que deve ter uns 30 anos, mas o gosto é o mesmo de qquer água… E quer saber? Na pior das hipóteses vai me dar um piriri e vou emagrecer uns quilinhos, nada mal, hahahaha. Agora sem sacanagem, sou super a favor, e tb de reaproveitar a água da máquina. Penso sempre no futuro do meu filho!

  4. Na boa, provavelmente lá na Australia, em Bundy, a qualidade da água de torneira é melhor que aqui.

    Na minha casa, particularmente, tem gosto de corrimão de ônibus! Argh! Acho que os R$ 450,00 por mês do condomínio não incluem limpeza periódica da caixa d’água… …ou são os canos balsaquianos…

    Fora isso achei fantástico, da gosto de ver que tem gente no mundo disposto a mudar… enquanto isso temos que continuar aturando o Sarney 😦

  5. Aqui no condomínio…a água é de poço…pagamos só o esgoto. Mas tomar…nem pensar…fora os piriris históricos do prédio inteiro…a água é cheia de produtos químicos. A da Sanepar…é boa.

  6. eu sou a favor da agua da torneira FILTRADA

  7. E salvemos o planeta Terra! Amo a natureza, pois faço parte dela!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s