A brasileira ‘faz-tudo’ se sente infeliz

Por Daniela Entrudo

Hoje eu resolvi parar 15 minutos e ler uma entrevista com a antropóloga Mirian Goldenberg. O seu mais recente estudo compara brasileiras e alemãs de uma mesma faixa etária, renda e escolaridade e mostra as suas diferenças em relação à profissão, realização pessoal e o SER mulher como um todo (vale a pena dar uma lida).

Segundo ela, e isso podemos constatar olhando ao nosso redor, as brasileiras são mais preocupadas com a sua aparência estética que as européias e mais, no Brasil é visto como um desleixo ou até falta de higiene não se depilar, não fazer as unhas ou deixar a mostra a raiz branca do cabelo.

Já na Europa é até uma ofensa uma mulher se preocupar mais com a estética que com os seus estudos ou trabalho. E também lá as mulheres não têm uma necessidade de serem ‘tudo-ao-mesmo-tempo’ como nós, que queremos ser boas mães, boas donas-de-casa, boa esposa, amante, sexy, bem-humorada, tranqüila e também ser reconhecida profissionalmente. Além disso, nas brasileiras aparece uma necessidade de ter um homem ao seu lado, mesmo que este já seja casado.

Em alguns pontos em concordo com a Mirian, acho que as brasileiras, e as mulheres como um todo, não deveriam se preocupar tanto com a aparência, quantos casos ouvimos falar de mulheres que morreram em função de cirurgia plástica de lipoaspiração, ou que ficaram sequeladas por erro médico, etc. No verão passado chegou a faltar silicone no Rio de Janeiro em função da alta procura. Acho mesmo que essa busca pelo corpo perfeito é demais.

Eu discordo um pouco sobre o modo de vida das européias, muitas delas estão deixando de lado a sua vida sentimental em detrimento da profissional. Ao contrário de nós, brasileiras, que ‘queremos-tudo-ao-mesmo-tempo’, elas já não desejam mais serem mães, por exemplo. Aí voltamos a um ponto já falado nesse blog, quanto vale tudo isso? Será que um filho na vida das européias não as fariam mais felizes do que já são? E quando elas se aposentarem dos seus cargos de diretoria de grandes multinacionais o que vão fazer? Esperar a morte chegar na companhia do seu cachorro?

Ah, não sei não… acho que prefiro as brasileiras, que fazem (como diz a minha mãe) ‘das tripas ao coração’ para se virar, trabalham de 10 a 12 horas por dia, levam o filho na creche, fazem academia no meio dia, almoçam em 15 minutos, vão pro parque no final de semana com a sua família, compram lingerie sexy pra agradar o marido, se depilam, fazem as unhas, pintam cabelo e ainda assim tentam ser lindas, sorridentes e bem-humoradas. Ô Brasil veio!!

2 Respostas para “A brasileira ‘faz-tudo’ se sente infeliz

  1. eu moro na inglaterra ha 4 anos e acho que esta visao das europeias e’ um pouco estereotipada pra falar a verdade. As mulheres aqui se preocupam tambem com a aparencia e se dividem em dez para cuidar da carreira e da casa. Mas de fato a preocupacao estetica nao e’ tao pronunciada como no Brasil. Na real eu acho que e’ duro ser mulher no Brasil, somos cobradas de todos os lados para sermos lindas e profissionais… e pra mim isto e’ um reflexo da sociedade horrivelmente machista que e’a brasileira: a mulher so tem valor enquanto ela for jovem, magra e sexy. Se eh mais “experiente” ja ta passada e se eh assertiva eh “mal comida”. Acho que tem mto julgamento no Brasil. Nao estou dizendo que aqui nao tem, mas as mulheres alcancaram uma posicao melhor e um pouco mais valorizada na sociedade… Esta e’ a minha opiniao…

  2. ah e quanto a ter filhos nao acho que seja bem assim tambem, aqui a mulherada tem bastante filhos sim, so um pouco mais tarde que as brasileiras (a partir dos 30). E por incrivel que pareca na inglaterra ter 4 filhos e’ sinal de status, acredita?

Deixe um comentário

