O Brasil é um só

Por Ana Emília, ainda bronzeada do Nordeste

Sempre tive pavor de discursos separatistas, mas como não conhecia o Nordeste eu nunca pude contra-argumentá-los com muita propriedade. Na verdade, estes discursos nem merecem mesmo resposta tamanho o seu grau de ignorância. O fato é que – oxe! – o Brasil é mesmo um país muito lindo e as praias do Nordeste são espetaculares. O povo é duma simpatia, tranquilidade e cordialidade que fica fácil entender porque não há no Congresso Nacional líderes vindos do Sul. Os nordestinos têm um jogo de cintura incrível.

Fernando de Noronha é um lugar mágico. Sempre gostei de ilhas – a ilha do Mel mora no meu coração, Floripa foi meu endereço por muitos anos, a ilha do Cardoso – mas aquele arquipélago é ímpar. Não há água como aquela no Sul, quente, azul turquesa, com tantos peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões ali, ao alcance das mãos.

Ah, se Imbé fosse assim.

Ah, se Imbé fosse assim.

Eu fui pra lá porque meu marido sempre quis muito conhecer, porque tenho uma amiga morando lá, a Mayra, que me agilizou várias facilidades e porque as passagens estavam em promoção. Pois bem, nós ficamos numa hospedaria super simples, chamada Pousada da Íris. A Íris é cunhada da Mayra. Dá pra achar essa pousada no orkut. O preço é BEM em conta, não vou botar aqui porque não sei como são as temporadas e tal. Pelo que observei em se tratando de Noronha, entre uma pousada de 300 pila e uma de 80, a diferença é pouca. Bom mesmo deve ser ficar na Maravilha, do Luciano Hulk. Dizem que a diária lá é perto de 2 mil.

O que mais gostei da Íris é que era bem no centro da cidade (sim, é assim que eles falam, parece piada chamar aquela vilinha de centro, mas pra eles é). A Vila dos Remédios é a São Paulo de Noronha. Lá tem Correio, Banco Real, dois restaurantes bons, o Tom Marrom e um de esquina que não me lembro o nome, cheio de luzes de Natal em pleno abril e o melhor… espaço kids, ou seja, um sofazão e uma tevê passando Jetix. E um sinal de internet bem fraquinho. No centrinho também tem uma loja – Loja de Mãezinha – que vende de tudo: remédio, souvenir, x- tudo e tem sempre um bando de gente sem muita ocupação tomando uns tragos. Mayra me avisou: só não compra lembrança lá, que aí Mãezinha vira madrasta, ela enfia a faca!

A agência também funciona como banco postal, mas tem-se que depositar de R$ 50,00 em R$ 50,00.

A agência também funciona como banco postal, mas tem-se que depositar de R$ 50,00 em R$ 50,00.

A Íris é muito caprichosa. Você sai de manhã e quando volta, ela trocou toalha, arrumou a cama, varreu, limpou banheiro. Não sei se eu que sempre fiquei em pousada fuleira, mas me surpreendeu; pra mim, pousada sempre é na base do do yourself. O marido dela nos alugou um buggy a 80 por dia. É o preço. Vale muito a pena. A ilha parece gigante ao primeiro contato, mas depois de muitas idas e vindas de buggy fica bem pequena.

A folga no volante remete a um pedalinho ou carro de choque.

A folga no volante remete a um pedalinho ou carro de choque.

O primeiro lugar que fomos foi a praia do Porto, que é ao lado do único posto de gasolina [3,80 o litro], que fica ao lado do único catavento de captação de energia eólica que foi atingido por raio e perdeu uma hélice. Ali tem uma igrejinha que é linda, minúscula. Ela só abre uma vez ao ano, dia 29 de junho, a grande data do calendário noronhense. Neste dia, os pescadores em polvorosa saem com barcos decorados e os mais afoitos até passam entre os Dois Irmãos, aqueles morros famosos.

dscn21531

O Porto é cheio de barcos e é um ótimo lugar pra mergulhar. No dia que eu, banza que sou, mergulhei lá tinha arraias, vi um dourado gigante, uns peixes cobra venenosos, muitos peixes coloridos e tal. Não vi tartaruga porque não insisti, me irritei com as algas e – entre nós – eu sou meio medrosa. Se Steve Irwin, o pai da Bindi, o caçador de crocodilos, foi morto por uma arraia, imagina que eu ía me arriscar!

O museu do tubarão é interessante e assustador e tem um puta bar legal pra comer uns petiscos de tubarão e tomar umas cervejas [de 3 a 5 pila a lata]. Tem tubarão pra caramba no nordeste.

Outro lugar espetacular do mar de dentro [as praias viradas para o continente] é a praia do Bode. Tem piscina natural, ondas magníficas bem tubulares, um costão cheio daqueles lagartinhos pretos (mabuias) e lindos pássaros brancos com rabo bifurcado dançando no céu. Me senti no filme Barbie Princesa da Ilha. Logo ao lado tem a top famous Cacimba do Padre, a praia dos campeonatos de surf. É tudo aquilo e mais um pouco. Ondas, um visual inacreditável, tudo lindo num grau máximo.

Não, meu marido não é um holandês

Não, meu marido não é um holandês

Na Cacimba tem dois restaurantes. No estacionamento. Nós tomamos várias geladas lá com um casal que tinha uma filha também, que conhecemos na praia anterior. Esses picos são curiosos, não têm banheiro, mas aceitam todos os cartões. Eu me dei relativamente mal porque a Anita quis fazer o # 2 – bem quando chegou a comida, desnessário dizer – e lá fomos nós para o ‘banheiro ecológico’, o matinho. Aí uma formiga mordeu o pé dela e para completar eu não levei guardanapo suficiente para limpá-la. Só quem tem filho entende a crueza e a beleza desses momentos. Fosse fácil a vida, que graça teria? Tomamos um banho de mar e tudo meio que se resolveu. Os Dois Irmãos são testemunha.

Trilha entre a Cacimba e a Baía dos Porcos.

Trilha entre a Cacimba e a Baía dos Porcos.

A praia ao lado se chama Baía dos porcos, porque no lo se. É repleta de piscinas naturais. Com a maré rasa deve dar pra ver mil peixinhos. É muito linda. Bom, tirando minhas unhas, que ficaram super encardidas, não havia nada que não fosse belo por lá.

To be continued…

17 Respostas para “O Brasil é um só

  1. A D O R E I! sp sonhei ir p/lá! ainda não consegui, mas um dia vou.

  2. Aninha, preciso falar contigo mas tu não tá no msn, qual teu e-mail correto? E em qual fone te acho? Bjks

  3. Adorei o seu comentario sobre a ilha de Fernando de Noronha porque eu estou indo em janeiro e vou ficar na pousada da Iris ja confirmei com ela.
    gostaria que vc me enviasse um e mail falando sobre a pousada da Iris.
    fico no aguardo
    obrigada
    Cida da Bahia

  4. Ola,
    Estou indo para Noronha em Agosto/2010 e pretendo ficar na Pousada da Iris, vc teria fotos do lugar?

  5. estou indo em agosto de 2010, você pode me enviar um email com o número da Pousada da iris??

    Aguardo o retorno, Obrigado!

  6. VENILTON DE CARVALHO

    ana boa tarde vi suas consideraçoes sobre f de noronha.estamos indo dia 21/03 eu e akatia.nos recomendaram a pousda da iris mas nao tem site especifico, pelo menos nao encontrei , pelo que entendi vale a pena .podes comentar mais sobre apousada.grato. venilton

    • Oi venilton, a pousada é bem simples, mas é boa, bem localizada, a íris é uma simpatia e o preço é bem em conta. eles têm uma página no orkut. procura lá. bj

  7. Fernando Gondim de Oliveira

    Olá, gostaria de saber o email e o telefone da pousada da Iris obrigado.

  8. Olá, gostaria de saber o email e o telefone da pousada da Iris obrigada.

  9. o telefone da íris é (81) 3619-1824 acab ei de voltar de lá e relamente é muuuito boaaa!

  10. Gente, gostaria de saber o e-mail e telefone da pousada da Iris. Quero muoto me hospedar lá! Tentei ligar para o que postaram aqui e a ligação não completa.
    Obrigada

    Samylla
    samyllacp2@hotmail.com

  11. Samylla, tenta no (81) 36191320 ou no 36191824 , os telefones por aqui não são um exemplo de funcionamento …rs

Deixe um comentário

