O ciclo da vida

Por Marly Barros Cardoso [visitante]

Uma vez ouvi um amigo nosso contar que o sogro, hoje empresário bem sucedido, mas outrora imigrante que viveu dias não tão áureos, comentar: Quando eu tinha dentes bons, não tinha carne para comer. Agora tenho carne e já não tenho dentes!

É bem isso. Você estuda, se prepara e consegue um bom trabalho e se realiza profissionalmente. Paralelamente, constrói a vida. Casa, tem filhos… Cuida os filhos, trabalha e viaja quando pode. Vai a teatros, cinemas, lê e faz uma porção de coisas, mas com restrições… porque a prioridade nessa época é a educação dos filhos e o trabalho, que garante o sustento. Para conseguir fazer tudo, tem-se que rebolar.

Os filhos crescem, fomam-se, constroem suas vidas e se vão, rumo a independência pessoal. Nesta fase, chegamos à aposentadoria, com mais tempo para lazer, viagens, leituras tranquilas. Isto em tese, porque o
sexagenário aposentado, mais livre… se depara com outra prioridade: cuidar os pais, que já estão velhinhos e necessitam de cuidados especiais. Acompanhá-los às consultas médicas, ao banco, fazer compras, visitar amigos… em resumo: carecem de atenção redobrada.

É a vida, que, para todos, a menos que fuja às responsabilidades, acontece. Vivê-la intensamente é enfrentar os desafios de todos os dias, e como dizia em seus versos, Gonçalves Dias: Não chores meu filho, que a vida é uma luta renhida, que aos fracos abate e aos fortes só pode exaltar.

Marly Barros Cardoso
tem 60 anos é psicóloga, pedagoga e entre seus feitos está a concepção e a criação da editora deste blog, Ana Emília. Mora em Curitiba e é avó das três garotinhas mais lindas de que já se teve notícia no sul do Brasil; Anita, Giovana e Lorena.

Anúncios

Uma resposta para “O ciclo da vida

  1. Não tendo mais pais para cuidar então entra em pane? Que destino…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s