Um episódio tragicômico

Por Dani E

Preciso confessar uma coisa. Algumas vezes já menti nos meus currículos vitae. Fiz isso porque na época da faculdade passei por várias empresas, então não queria mostrar essa minha ‘fragilidade’ ao meu futuro empregador. Alterava tempo de emprego, algumas funções ou responsabilidades a mais, etc, mas tudo pouca coisa. Eu era imprecisa, digamos. Mas, um dia cometi o meu pior erro: menti que falava inglês fluentemente.

Lembro como se fosse hoje, encaminhei o meu currículo através de um professor da pós que anunciou a vaga. Deu um ou dois dias e eles me chamaram para a entrevista na sede de uma multinacional em Esteio. Lá fui eu bem bonita, de terninho, cabelos chapados, sapato social e bolsa da mãe. Na sala havia 12 candidatas, todas mulheres entre 25 e 30 anos.

Apresentação, dinâmica em grupo, discussões e a hora fatídica: a prova ORAL DE INGLÊS. Na verdade não era nem uma prova, era apenas um blá-blá-blá em inglês, do tipo: o que tu faz, onde e com quem mora, se já morou no exterior, etc. Nós estávamos em um círculo e eu via que a minha hora ía chegar, era inevitável, e eu pensando o que falar, o que falar?! As palavras fugiam, na verdade elas nem vinham até mim, e eu só conseguia pensar em como dizer ‘quero sair daqui’ em inglês!

Bem, quando chegou a minha vez, respirei fundo, fiz cara de paisagem e disse: ‘desculpe, mas não me sinto à vontade em continuar nessa seleção’. Pedi licença, me levantei e fui embora sem olhar pra trás. Bom, dessa seleção veio a lição, não mentir nos currículos e em coisa alguma. Porque, de fato, a mentira tem a perna curta e pode nos botar em saias muito justas.

3 Respostas para “Um episódio tragicômico

  1. Dani, por que tu não botou que falava javanês?!?

  2. Sabes aqueles dizeres populares: “a mentira tem pernas curtas!” e outra q não lembro quem disse:”A verdade é filha do tempo e não da autoridade!”
    “A voz do povo é a voz de Deus!”
    Só sei que mentir não vale a pena.

Deixe um comentário

