A morte e a culpa

Por Ana E

Hoje uma ex-vizinha me ligou para comentar que a sogra tinha morrido. Por sogra entenda-se uma velhinha de quase cem anos que vivia numa cadeira de rodas, numa casa geriátrica e que gemia o dia todo, às vezes bem alto. Dava pra ouvir da rua. O asilo era colado ao prédio em que morávamos.

Não sei o nome dela, mas a mãe do seu Cabeda, um coronel aposentado casado com Vera, uma carioca muito gente fina, tinha Alzheimer num grau elevadíssimo. Na semana passada, liguei pro seu Cabeda para saber se havia chegado algum telegrama para mim.

Passei num concurso da Petrobrás há 3 anos e já deviam ter me chamado, segundo o site. Mas, como me mudei duas vezes neste ínterim, não recebi nada. Ele comentou comigo, bem preocupado que sua mãe estava com pneumonia, internada.

Céus, pneumonia em pleno verão é coisa séria. Não deu outra, a velhinha se foi. Finalmente, na verdade. O que eu acho mais louco nessas situações é que as pessoas/parentes ficam num misto de alívio e culpa.

Quando meu avô materno morreu, no ano retrasado, após mais de um mês na UTI, todo entubado, minha mãe não se conformava. Coitada, estava um bagaço, visitava ele duas vezes por dia. Era muito deprimente. Eu acho que quando as pessoas ficam velhas, o melhor que temos a fazer é deixá-las morrer, não entupir de remédios, tubos e sondas.

O grande lance me parece dar atenção necessária aos nossos genitores e progenitores enquanto eles ainda estão bem, curtindo a vida dentro das limitações de cada idade. Tenho certeza que quem faz isso sente bem menos culpa quando os velhinhos morrem. Porque, ausência de culpa, nessa sociedade católica em que vivemos é mera utopia.

4 Respostas para “A morte e a culpa

  1. Ainda que seja comum a todos ós, a morte ainda assusta e aflinge. Viva cada dia como se fosse o último e, quando realmente for o último, morra feliz. Beijo à autora deste blog

  2. Pingback: Uma inimiga no elevador « Casa de Anita

  3. em que época você morou no edifício vina del mar?

Deixe um comentário

