Vanessa da Mata no RS

Por Ana E
Meu marido, obviamente, odeia discussões sobre machismo. Eu não posso dizer que gosto, é desgastante, mas um mal necessário. Ontem, em meio a uma caótica volta pra casa, após um jantar sucedido por baita indigestação, um bate-boca me trouxe à memoria uma cena que presenciei há pouco mais de um ano.

A cantora Vanessa da Mata, no auge do sucesso da música ‘Boa Sorte’, estava em Porto Alegre para promover seu disco Sim. Eu e a Dani trabalhávamos num veículo de comunicação e naquele dia a Vanessa seria entrevistada em nosso prédio. Num raro momento de tietagem, lá fui eu pra dentro do estúdio assistir o programa. Estava tudo errado, um dos participantes já começou perguntando assim: O teu cabelo é igual bandido, né? Ou tá preso ou tá armado. Risadas amarelas. Daí em diante só piorou… uma falta de respeito completa.

Fiquei um bocado constrangida. Quando saimos de lá, vi que ela estava passada com a entrevista. Não falei nada pra ela, mas a minha vontade era pedir desculpas pelos costumes locais e pela forma atávica que os homens gaúchos se comportam.

Será que eles se sentem incomodados na presença de alguém que faça mais sucesso que eles? Uma mulher ser reconhecida fora de seu estado, no país todo e até fora do Brasil fere o frágil orgulho gaudério ? Ou desfazem das mulheres e as diminuem porque acham bonito mesmo?

O que mais me entristece é quando as mulheres daqui não enxergam isso, dão risada de piadas machistas e aceitam ofensas de boca fechada achando que este é sim seu papel social.

Uma resposta para “Vanessa da Mata no RS

  1. Além de machismo, há um puta preconceito racial aí, ao referir-se ao cabelo afro da cantora. Acho o fim da picada, se eu fosse da assessoria jurídica dela, metia um baita processo por discriminação racial em cima deste babaca!

Deixe um comentário

